Nosso WhatsApp (74) 99933 - 8121

Coopes

Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina.

Licuri e Derivados

O Licuri é um fruto da mata nativa da região. Tradicionalmente as mulheres quebram o licuri na pedra e fornecem para Coopes cerca de seis toneladas/ano, para produção de alimentos como: licuri torrado com sal, caramelizado, fufu, granoli, cocada, etc. Atualmente foram adquiridas máquinas para aumentar a produção.

Derivados da Mandioca

A produção de mandioca predomina na região.
As sócias da Cooperativa produzem beijus, biscoitos, farinha, tapioca, etc.

Mel de Abelha Apis

O mel de abelha Apis é produzido nos apiários dos apicultores sócios da Coopes. É centrifugado na Casa do mel da EFA e em outros entrepostos da região.

Mel de Abelhas Nativas

A meliponicultura está se desenvolvendo na região de Capim Grosso, São José do Jacuípe, Quixabeira e Serrolândia, especialmente a criação de abelha mandaçaia. Na sede da Coopes foi implantado um meliponário didático com apoio da Slow Food, para incentivar a criação de abelha sem ferrão da região.

Leite de Cabra

O leite de cabra é produzido nas propriedades dos sócios da Coopes e na Escola Família Agrícola de Jaboticaba. Os consumidores são crianças e comércio em geral.

Hortaliças

A produção orgânica de hortaliças predomina na horta da CASA DO MENOR – sede da ACACACG e na EFA de Jaboticaba. São produzidos hortaliças diversas, como: coentro, salsa, pimentão, alface, cenoura, beterraba, etc

Artesanatos

Da palha do licurizeiro são produzidos vários artesanatos como: esteiras, chapéus, bocapios, cestos diversos, etc. e são comercializados nas feiras livres e na sede da Coopes.

Polpa de Frutas

As polpas são de frutas da região, como: Umbu, cajá, caju, manga, goiaba, graviola, maracujá, abacaxi e são produzidas nos grupos de mulheres e na sede da Coopes. Os consumidores são do comercio em geral e para alimentação escolar.